Uma guia de movimentação de activos próprios é um documento de transporte em que a carga transportada não está envolvida numa transação comercial. Assim sendo este documento apenas deverá emitido quando está a transportar material entre armazens ou para outro local mas não irá vender este material nesta deslocação.
O Bill sempre torna simples todo o processo de criar documentos. Primeiro passo será visitar o menu Guias no topo do website.
Depois de clicar em Guias, do lado direito terá um menu com váriadas opções. Deverá escolher “+ Guia de Movimentos de ativos Próprios”.
De seguida terá de escolher um contato (cliente) escrevendo o seu nome ou ou o seu NIF. Se o contato que pretende contactar não foi criado ainda poderá escrever o seu nome e depois carregar no botão + para adicionar o novo contato. Após preencher os dados do contato clique em salvar.
Tenha em mente que se o movimento for entre dois armazens da empresa poderá criar um cliente com o nome da sua empresa e morada do armazem de destino. (bill permite adicionar multiplas moradas a um contato).
Após escolher o contato deverá adicionar a carga, pesquisando todos os produtos que deseja adicionar. Tal como fez com o contato poderá adicionar novos artigos clicando em “+”.
De seguida terá de preencher os dados de carga e descarga. É importante que faça de forma completa tanto para a carga como a descarga, incluido as datas de carga e descarga, moradas e códigos postais.
Por fim apenas terá de carregar no botão finalizar para emitir a guia. Se configurou correctamente os dados autoridade tributária (utilizador e password para comunicação de guias) a sua guia irá receber um código. Caso essa obtenção de código falhe verifique as suas configurações da autoridade tributária.