Como criar uma Guia de Remessa válida
O que é uma guia de Remessa?
Uma guia de remessa é um documento utilizado para acompanhar o transporte de bens ou mercadorias entre locais, mas com uma finalidade específica que difere da venda. Ela é frequentemente utilizada quando as mercadorias estão sendo movidas por razões como consignação, transferência interna, retorno de bens para reparo ou outros fins que não envolvem uma transação comercial direta.
A guia de remessa contém informações essenciais sobre os produtos transportados, como descrição, quantidade, peso, origem e destino. Ela também pode incluir detalhes sobre a finalidade do transporte, o remetente e o destinatário das mercadorias.
Diferentemente de uma fatura, a guia de remessa não envolve um pagamento imediato ou uma transação de venda. Em vez disso, ela serve para documentar o movimento de mercadorias de um local para outro, mantendo um registo transparente e legal das operações.
As guias de remessa são especialmente úteis em situações como transferência de mercadorias entre filiais de uma mesma empresa, devolução de produtos para reparo ou manutenção, envio de produtos para exposições ou demonstrações, entre outras situações em que não há uma transação de venda direta envolvida.
Assim como a guia de transporte, a guia de remessa desempenha um papel importante na logística e no rastreamento de mercadorias, garantindo que os bens sejam movidos de forma adequada e legal.
Como emitir uma guia de remessa?
O processo de criação de uma guia de remessa é bastante simples e poderá ser feito em minutos utilizando o bill.pt
Primeiramente visite o menu Guias no topo do website. Assim poderá aceder a todos as opções relacionadas com guias.
Depois deverá carregar no botão Criar nova guia de remessa. Este botão estará presente no menu lateral do lado direito. O primeiro passo será então escolher um cliente. Este cliente poderá ser um dos já existentes na sua base de dados ou um novo que será criado para este documento.
Se desejar escolher um cliente já existente escreva o seu nome ou NIF e escolha o mesmo da listagem, se desejar criar um novo poderá apenas escrever o nome e criar no botão +.
Depois de selecionado o contato deverá então adicionar um ou mais produtos que serão enviados na carga. Assim que selecionar todos os produtos e respectivas quantidades deverá então introduzir os dados de carga e descarga.
Lembrando que este documento deverá ser sempre criando antes no inicio do transporte pelo que a data e hora de carga deverá ser superior à actual.
Finalmente com os dados todos preenchidos poderá finalizar a sua guia de remessa. Se anteriormente já configurou os seus dados da autoridade tributária o Bill irá automáticamente comunicar esta guia e guardar o seu código caso contrário deverá configurar seguindo as seguintes instruções antes de comunicar.